Times Multidisciplinares X Inteligências Múltiplas

Tive o prazer de participar como coautor no livro Jornada Ágil de Liderança, lançado recentemente pela editora Brasport (2020).

Dentre vários capítulos e trabalhos autorais gerados para o conteúdo do livro, descrevemos a importância de ter uma equipe multidisciplinar e com colaboradores sortidos de diferentes inteligências.

É importante que tenhamos a ideia de que cada indivíduo é formado pela composição de várias inteligências em proporções distintas e que apenas isso não é o bastante para aplicar a montagem de times, devemos também levar em consideração o conceito de competências, perfil e conhecimento técnico para as tarefas determinadas.

Todavia, é fato que conseguimos indicar alguns exemplos de áreas de atuação onde cada profissional, cuja determinada inteligência majora na sua composição, teria mais facilidade em atuar e analisando por área, conseguimos notar o arranjo indicado das inteligências. Imaginemos uma pontuação de intensidade, entre 1 e 3. Veja a tabela abaixo:

 VENDMKTFINRHADMTI PRODJUREXEC
Lógica 123123112
Linguística331212123
Musical222311211
Espacial 131222211
Interpessoal 331312123
Cinestésica231221211
Intrapessoal 231322222
Naturalista 221321211
Existencial 231322122
Tabela: Inteligências múltiplas x áreas de atuação. Pontuação de adaptabilidade

Lógico que a tabela acima é simplista. Deve ser tomada apenas como exemplo da importância do conceito de “ter os jogadores corretos nas posições corretas”.

A montagem de um time multidisciplinar baseado em Inteligências múltiplas definitivamente não é algo de vanguarda, pois alguns team leaders já vem, há algum tempo, de forma instintiva, praticando essa atividade. Um time cuja todos os indivíduos possuem a mesma distribuição de inteligências tende a ser menos produtivo e criativo que um outro, com as mesmas qualificações mas com composições distintas. Isso se dá por haver naturalmente, um momento de sinergia onde um membro da equipe completa o outro, e vale ao líder a tarefa de facilitar essa interação.

Caso queiram discutir sobre o assunto, estou à disposição. Também pretendo fazer mais posts sobre esse tema. Há coisas e conceitos que merecem serem expostos.

“Ninguém é insubstituível!” Será?

Já parou para pensar o que torna um funcionário indispensável? Eu sempre achei muito errado aquela frase "ninguém é insubstituível". ...

Por que os projetos de TI fracassam?

A cada ano, centenas de bilhões de dólares são investidos em grandes projetos de TI que não cumprem o que ...

Não existe projetos sem pessoas

Vamos falar um pouco sobre pessoas: desempenho e engajamento. Sinceramente, com toda minha experiência profissional (como gerente, coordenador ou até ...

Os tipos de chefe que só atrapalham uma empresa

Recentemente tive o prazer de ler um artigo na Exame.com sobre os tipos de chefes que atrapalham a empresa. Resolvi replicá-lo aqui... ...